Logo RMRLogo RMRLogo RMRLogo RMR
  • Home
  • RMR na Mídia
  • Quem Somos
  • Notícias e Artigos
  • Vídeos
  • Sócio
  • Contato
✕
As parcelas do imóvel só aumentam! E agora?
junho 16, 2020
Comprei um imóvel na planta em Ribeirão Preto, paguei o ITBI correto?
junho 16, 2020
Exibir tudo

Prefeitura de Ribeirão Preto é condenada a devolver R$ 2.714,69 mais correções, referente a ITBI cobrado errado em imóveis comprados na planta.

O ITBI, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é um tributo municipal e recai sobre a transferência de um bem à outra pessoa, em Ribeirão Preto a alíquota é de 2%.

Comprar um imóvel na planta significa comprar uma fração de terreno e financiar a construção, ou seja, o ITBI deve recair sobre o valor do terreno e não sobre o valor da futura unidade pronta.

E esse é o entendimento pacífico dos magistrados, decisão proferida pela Juíza Luisa Helena Carvalho Pita do Juizado Especial da Fazenda Pública do Foro de Ribeirão preto, processo nº 1057449-40.2017.8.26.0506:

“Julgada Procedente a Ação
Ante o exposto e considerando tudo o mais que dos autos consta, JULGO PROCEDENTES os pedidos deduzidos na petição inicial com fundamento no artigo 487, I do Código de Processo Civil, o que faço para CONDENAR a requerida a restituir os valores indevidamente pagos a título de ITBI, com correção monetária pelos índices do IPCA-E, conforme tese firmada pelo STF no julgamento do RE 870947/SE atrelado à Repercussão Geral nº 810, desde a data do pagamento indevido, acrescidos de juros de mora a partir do trânsito em julgado no patamar de 1% ao mês conforme a Súmula 188 do C. Supremo Tribunal de Justiça. Fica desde já consignado que, se houver oposição de Embargos Declaratórios sem o preenchimento dos requisitos previstos nos incisos do artigo 1.022 do Código de Processo Civil, haverá condenação do embargante ao pagamento de multa por ato atentatório à dignidade da Justiça. Não há condenação ao pagamento das custas e dos ônus da sucumbência (artigo 55, “caput”, da Lei nº 9.099/95, aplicável subsidiariamente). Também não há reexame necessário (artigo 11, Lei nº 12.153/2009). Oportunamente, arquivem-se definitivamente os autos, procedendo-se às anotações e comunicações necessárias. P. I.C.”

Tem direito quem comprou imóvel na planta nos últimos cinco anos

Share
admin
admin

Artigos Relacionados

setembro 22, 2020

ITBI de imóvel na planta em Ribeirão Preto


Leia Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

| Telefone / WhatsApp (16) 99222.2483
| contato@rmrassociados.adv.br
| www.rmrassociados.adv.br

© 2020 RMR. Todos os direitos reservados. Produzido por ib8 Comunicação